sexta-feira, 26 de junho de 2009

O ESTÁGIO NO CONTEXTO PROFISSIONAL

REPORTAGEM COM A PROFESSORA RACHEL COELHO

T&C AMAZÔNIA – ANO VII – NÚMERO16 – 1º SEMESTRE DE 2009
PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA FUCAPI

FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

As propostas para o novo arranjo educacional do governo federal esperam minimizar - depois de implantadas - diferenças regionais, desigualdades sociais e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento nacional, explorando as potencialidades de cada região do Brasil conforme a cultura e costumes locais.

Espera-se que as novas medidas possam reduzir a problemática crônica que existe na Educação, como aponta Maria Rachel Coelho Pereira, que entre outras atividades é doutoranda em Ciência Política e coordenadora do Movimento Educacionista, o qual consiste em colocar a Educação como elemento central da transformação social. “As taxas de evasão e repetência são grandes e não são combatidas. Segundo relatório divulgado recentemente pela UNESCO apenas 53,8% das crianças brasileiras concluem o ensino fundamental, situação que piorou em relação a 1999, quando 61,1% dos jovens concluíram.
Temos uma das maiores taxas de repetência do planeta. Repetência maior que a nossa, só nos
países africanos. O Brasil cometeu dois equívocos simultaneamente: criou uma indústria da repetência e uma indústria da aprovação automática. Porque não podemos esquecer os que completam o ensino fundamental, mas pouco ou nada aprenderam. É preciso que os alunos ingressem, permaneçam, mas, acima de tudo, aprendam”, diz Rachel.

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