segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ENSAIO DA FLOR MATIZADA - MANACAPURU - AMAZONAS



Manacapuru é um Município do Estado do Amazonas, banhado pelos rios Solimões, Purus, Manacapuru e Jará.

A cidade de Manacapuru está situada à margem esquerda do rio Solimões, na confluência deste com o rio Manacapuru, a sudoeste de Manaus. Seu nome tem origem indígena e significa Flor Matizada.

Essa semana acontece o Festival de Ciranda de Manacapuru, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O Festival é promovido pelas Cirandas Grêmio Recreativo Flor Matizada, Associação Folclórica Unidos dos Bairros – Tradicional, e Grupo Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura com o apoio da Prefeitura de Manacapuru e Governo do Estado do Amazonas.

Ciranda é um complexo folclórico, com uma unidade perfeita e definida, formado de aglomerado de cantigas, algumas já tradicionais do Brasil e em Portugal. Em Manacapuru, apresentou-se pela primeira vez no ano de 1980, dançada por um grupo de crianças numa festa junina do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, com aceitação glamorosa do público presente. Com o tempo foram surgindo grupos de Cirandas que foram se profissionalizando E, para homenagear as Cirandas de Manacapuru foi construído um “Cirandódromo”, no “Parque do Ingá”. Hoje a ciranda está mais dinâmica, adaptou-se aos novos tempos, buscando mostrar através da manifestação popular a história de seu povo, sua origem e lendas, com novas músicas e ritmos, com indumentárias características ao tema desenvolvido a cada festival, e alegorias, com seu bailado cadenciado, transformou-se em paixão de um povo, e procura ultrapassar a barreira do regionalismo mostrando ao mundo sua força e sua arte.

Uma visão do homem pelo próprio homem. É a abordagem central do tema da ciranda Flor Matizada - "Da infância à melhor idade a Flor Matizada celebra a humanidade" para a apresentação, no Parque do Ingá, no dia 30, domingo.Todas as fases da vida, infância, adolescência, juventude, fase adulta e a terceira idade serão encenadas para mostrar a generosidade do ser humano ao desempenhar seu melhor papel que é a perpetuação da espécie.

Nenhum comentário: