terça-feira, 6 de maio de 2014

Professora Maria Rachel Coelho palestra para os Mayuruna

Deixamos Atalaia do Norte para visitar a Aldeia Lago Grande do meu povo Mayuruna. Fizemos um Seminário para os adolescentes Mayuruna sobre como devem se manter afastados das drogas, a importância de se preservar a nossa cultura para as futuras gerações e até mesmo consumo sustentável e como podemos melhorar nossos hábitos para ajudar a salvar nosso planeta nesse momento tão crítico.

É lindo subir o rio Javari pois do lado direito é o Brasil e do lado esquerdo o Peru. É uma sensação maravilhosa estar navegando na fronteira entre esses dois países e mais entramos em vários afluentes do Javari para cortar caminho e em todos os cantos tem Aldeias.

Mas não paramos em nenhuma delas, até porque a área ainda tem algumas tribos isoladas, que vocês conhecem pela internet como os Korubo. E daí não sabíamos quando poderia ser uma Aldeia Korubo.

Apesar do mito, vários Korubo já descem até Tabatinga e até se tratam nos postos de saúde de Tabatinga. Mas nossos Princípios não permitiram que procurássemos eles, até porque somos contra qualquer tipo de contato. A T.I. Vale do Javari é composta por vários Polos Bases. A Aldeia Lago Grande fica no Polo Base São Luís, localiza-se especificamente no Médio Javari. Neste Polo ainda tem várias outras Aldeias como: Irari, Campinas, São Luís, Caxias, Eusébio, Três José,Flores, Maia, Fruta Pão, Pedro Lopes e a antiga Aldeia fruta Pão que hoje conta com apenas uma família.


















Nenhum comentário: