quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mais de 300 milhões de índios vivem em extrema pobreza, afirma ONU

Relatório inédito foi apresentado nesta quinta (14), em nove países.Expectativa de vida de indígenas é 20 anos menor do que a média.
Carolina Lauriano
Do G1, no Rio
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta (14) revela que mais de 300 milhões de índios vivem em extrema pobreza, em áreas rurais do mundo. A população indígena, formada por cerca de 370 milhões de pessoas - em torno de 5% do total mundial - representa um terço das 900 milhões que vivem nesta situação.
A primeira publicação da ONU sobre a situação dos povos indígenas do mundo, produzida pelo Secretariado do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas das Nações Unidas, foi lançada no Rio de Janeiro e também, simultaneamente, em Nova York, Bruxelas, Camberra, Manila, México, Moscou, Pretória e Bogotá.
De acordo com o documento, escrito por sete peritos independentes, a expectativa de vida da população indígena é até 20 anos menor do que a média. Os índios também possuem níveis desproporcionais de mortalidade infantil e materna, desnutrição, Aids, além de outras doenças infecciosas como a malária. Obesidade, diabetes e tuberculose são, atualmente, as maiores preocupações em relação à saúde desses povos em países desenvolvidos.
No Rio, o relatório inédito foi apresentado por Marcos Terena, articulador dos direitos indígenas do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC) e membro da Cátedra Indígena Itinerante, e também por Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).
“Essa é uma questão grave que a ONU quer chamar a atenção com esse relatório”, disse Summa.

Destaques do relatório

O texto alerta sobre a ameaça de extinção das culturas indígenas e afirma que 90% de todos os idiomas indígenas vão desaparecer em 100 anos.
Segundo a ONU, as taxas de suicídio na comunidade indígena, principalmente entre os jovens, são consideradas muito altas em diversos países.
A discriminação étnica e cultural nas escolas, avaliou o relatório, são os principais obstáculos para a igualdade de acesso à educação.
De acordo com o relatório, pesquisas mostram que uma em cada três mulheres indígenas é estuprada. Perguntado sobre o motivo da violência com as índias, Terena afirmou que essa é uma forma de desmoralizar o índio. “O relatório diz que a forma mais fácil de se destruir um povo é o desmoralizando”.
Dados brasileiros

Terena, que é indígena do Mato Grosso do Sul, afirmou que no Brasil há 230 sociedades indígenas, com 180 línguas. Ele disse ainda que 14% do território brasileiro são ocupados por índios.
De acordo com Summa, não há nenhum dado oficial sobre o número exato de índios no Brasil. Ele contou que, em 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou documento dizendo que 15,5% dos brasileiros viviam na extrema pobreza. Quando o cálculo era feito na população indígena do país, no entanto, esse número subia para 38%. Para Terena, um dos desafios a serem enfrentados no país é o debate sobre o assunto. “O governo hoje precisa aprender a dialogar com as comunidades indígenas”. Ele acredita que as políticas públicas no Brasil são atrasadas. Ele afirmou ainda que a situação mais grave hoje no país é a demarcação de terras no Mato Grosso do Sul, que ele considera o estado mais violento do Brasil. Entretanto, o diretor da UNIC Rio disse que o Brasil tem um dos marcos legais mais avançados do mundo.
Fonte: G1 no Rio de Janeiro

Um comentário:

Dan disse...

É complicado concordar com as indagações da ONU, certo que os indios estão com uma qualidade de vida ruim. Mas quando falamos em qualidade de vida, estamos falando de que qualidade de vida? Somos culturalmente diferentes.