domingo, 25 de outubro de 2009

1º SEMINÁRIO ÍNDIOS EM CONTEXTO URBANO

Ocorreu ontem, 24 de outubro, no Antigo Museu do Índio, situado na Rua Mata Machado, em frente ao Maracanã,o 1º Seminário do ponto de cultura: Índios Urbanos.
O encontro foi organizado por grupos que se mobilizaram para proteger o espaço ameaçado de demolição.
Compareceram ao Seminário durante todo o dia e a noite, alunos das Universidades: UERJ, UFRJ e UFF, de cursos como Ciências Sociais, Comunicação e Letras, além de ativistas do Movimento Indígena.

Também apareceu no evento o diretor e cineasta Sérgio Péo, que mostrou total solidariedade a causa e se colocou à disposição para qualquer apoio.

O Seminário reuniu ainda representantes de 8 etnias: Guajajara; Kamaiurá; Guarani; Xavante; Pataxó; Baré; Kariri; Potiguara.
A Professora Marília Facó Soares da UFRJ Doutora na área de Lingüística, abordou a língua Tikuna, que, falada pelo maior grupo indígena do Brasil, possui também falantes no Peru e na Colômbia. Marília também é profunda conhecedora das línguas da família Tupi-Guarani, assim como línguas da família linguística Pano.

Foto: Etnias reunidas : Guyrá Kairy é Kariri; Professora Rachel Coelho, Michael Manaú é Baré; Riremê Sererowa é Xavante e Rimugaim, é Pataxó.


Foto: Benjamim Ginoux; Gabriel Locke e Mirco kuzih, apaixonados e apoiadores da causa indígena. Os alemães já descobriram e valorizam o que os brasileiros ainda não perceberam.

Foto: A noite terminou com peixe na brasa e Riremê Sererowa puxando um canto Xavante.

Foto: Carolina de Jesus, da etnia Potiguara, emocionou a todos ao ler o manifesto de Darcy Ribeiro, na inauguração do Museu do Índio em 19 de abril de 1952, documento onde Darcy, defendeu: "o Museu é o primeiro devotado não a mostrar bizarrices etnográficas, mas as altas contribuições culturais dos indígenas à nossa cultura, e sobretudo lutar contra o preconceito que apresenta os índios como atrasados, preguiçosos e desconfiados".

ESTE FOI O 1º SEMINÁRIO E APARTIR DELE DAREMOS SEGUIMENTO A VÁRIOS CURSOS NO LOCAL, DE LÍNGUAS, CONTOS DE HISTÓRIA, DANÇA, CANTO E CULTURA INDÍGENA.

ESTE ESPAÇO É HISTÓRICO E ÚNICO MOMENTO VIVO DE NOSSOS ANTEPASSADOS ENTERRADOS EM TODO CONCRETO DO RIO DE JANEIRO.

Muita luz !

se quiserem ver mais fotos:
http://www.mariarachelcoelho.com.br/
em
http://www.mariarachelcoelho.com.br/verEventoMEB.asp?id=19

Um comentário:

Ritinha disse...

"A cada respiração a magia da vida nos conecta a todos os seres, nesse momento nosso coração não pertence apenas a nos, mas a toda humanidade." Citação da Renata Tupinambá